segunda-feira, junho 27, 2005

Numeração árabe

Reparem só como apareceram os nossos números, ou melhor, porque é que eles são da maneira como nós os conhecemos. Talvez para ser mais fácil orientar-se, um "génio" Marroquino, lembrou-se destes magníficos objectos.




O número 1 contém um ângulo;
o 2, dois ângulos;
o 3, três ângulos;
...
o 9, nove ângulos;
O zero, significando nada, não possui ângulo.

quarta-feira, junho 22, 2005

Ângelo Pereira

Mais uma porta que se fechou...saudinha avô, e até à proxima.

quinta-feira, junho 16, 2005

Mas porquê?

Nestes últimos dias tenho feito algumas viagens, e tenho reparado que andar de comboio é muito mais caro do que andar de expresso, senão vejamos:
  • Ir a Lisboa de comboio fica à volta de 18 euros para o Alfa e um pouco menos para o Intercidades (15 euros+-). Mas se formos de expresso, apenas temos de pagar 9,5 euros (e para os estudantes e portadores de cartão jovem o preço desce para 8 euros)!
O comboio leva mais gente, não gasta grandes quantidades de gasóleo ou gasolina como os autocarros, e o seu preço é o dobro...(a segurança e os horários equivalem-se).
Vá se lá entender porquê.
"O comboio é um património que devemos preservar. É, não tenho dúvida, um transporte de futuro." Jorge Sampaio, Presidente da República
Se continuarmos assim, de futuro só os podemos ver nos museus, é que não há carteira que aguente...

domingo, junho 05, 2005

Responsabilidade Social das Empresas

Este é um tema em que muito se fala, mas por vezes parece que não é bem entendido, talvez por se confundir com beneficiência!! Quem disse que esta aposta na responsabilidade social vai diminuir os lucros das empresas??? PURO ENGANO.
É um facto, que as condutas e práticas sociais geram resultados no médio/longo prazo, (quem sabe também no curto prazo) e provocam a valorização e sustentabilidade das empresas. Os produtos e serviços da empresa vão sair mais valorizados, assim como a sua imagem.
As empresas que conseguirem equilibrar (através da gestão de topo) as politicas de responsabilidade social, com os seus objectivos de estratégia, (tendo em atenção os interesses dos stakeholders) serão aquelas que irão obter maior vantagem competitiva. Assim sendo todos ganham, a sociedade e as partes interessadas (stakeholders). Também é necessário que os gestores tenham um comportamento ético (boas práticas).
Hoje em dia não se olha apenas para o interior da empresa, (isso foi à muitos anos atrás) mas também para o seu exterior, porque é lá que está o nosso objectivo, os clientes.
“Uma mudança voluntária na forma de gerir as empresas...para um mundo melhor” e mais justo.

Milagre Chinês ou o erro Chinês???

Pois é, as coisas nem sempre são o que parecem ser e uma coisa é certa, a invasão da china vai-nos sair bem caro, (aliás, já nos está a sair) mas não apenas em termos económicos, também em termos ambientais.
A china está à conquista do mundo, (até aqui tudo bem) mas não pode prejudicar tudo e todos, (incluindo a si própria) com aumento populacional desordenado, escassez de recursos, poluição do meio ambiente do planeta terra, etc...
Pan Yue, do Ministério do Meio-Ambiente, diz-nos em entrevista a Der Spiegel, reproduzida pelo site openDemocracy, que o milagre chinês acabara em breve, já que, "a chuva ácida cai sobre um terço do território chinês, metade das águas de nossos sete maiores rios está completamente inutilizável, enquanto um quarto da nossa população não possui acesso a água potável. Um terço da população urbana respira ar poluído, e menos de 20% do lixo produzido nas cidades é tratado e processado de forma ambientalmente sustentável. Finalmente, cinco das dez cidades mais poluídas do planeta ficam na China".
Como é possivel algumas pessoas serem tão liberais ao ponto de não quererem impôr barreiras aos chineses!! Eles não cumprem as regras, e dizem que são melhores que os concorrentes (países)...assim também eu!!
Em Portugal (e na Europa) é obrigatório ás empresas adoptar medidas para não poluir ar, rios e terras, mas na china parece que vale tudo...o objectivo só é vender.
Concorrência é boa e saudável, mas em situações de iguladade!!!
Não interessa só o negocio Srs capitalistas, o desenvolvimento tem que ser sustentável.

sexta-feira, junho 03, 2005

Ordenados mais Reformas

Todos os santos dias os nossos politicos nos dizem que é preciso apertar o cerco para combater o défice, mas e quando eles são os primeiros a "fugir" a isso e a ter os seus ordenados milionários acrescentados de reformas! Será que não podiam prescindir das reformas pelos interesses do país, já que segundo a lei isto não é ilegal (legalidade e moralidade é diferente)! Como é possivel existirem estas leis, as reformas deveriam ser para quem deixa de trabalhar e não como um suplemento.
Aqui à dias soube-se que o Presidente do Governo Regional da Madeira (Alberto João Jardim) tinha o seu ordenado mais reforma, agora é o ministro das finanças (Luis Campos e Cunha), amanhã quem será??
Não deveriam ser os lá de cima a dar os bons exemplos, ou pelo menos a darem-nos incentivos para a recuperação do nosso belo país. Ainda dizem que os politicos ganham mal!!!
E pedem eles a pessoas com ordenados miseros, para se sacrificarem em respeito ao país...."faz o que ele diz, não faças o que ele faz", isto mais parece uma república das bananas.
E os nossos reis que são tão bonzinhos....