terça-feira, agosto 29, 2006

Escala de Richter

A magnitude é uma tentativa de comparar sismos em termos da sua energia e poder totais. A duração do sismo não entra em linha de conta no conceito de magnitude.
A magnitude avalia-se medindo a máxima deslocação ou amplitude dos traços dos sismógrafos, sendo determinada depois de feita a correcção devida à distância entre o epicentro e o sismógrafo.
Teoricamente, os cálculos de magnitude de várias estações sísmicas deveriam dar o mesmo valor para o mesmo sismo mas, por vezes, registam-se discrepâncias nas magnitudes registadas de um dado sismo, devido aos diferentes caminhos das várias ondas de um mesmo sismo captadas pelo sismógrafo.
A magnitude é um conceito inicialmente desenvolvido pelo físico e sismólogo americano Charles Francis Richter (1900-1985) e pelo seu colega Beno Gutenberg, com base no estudo dos sismos ocorridos na Califórnia.
Na escala desenvolvida em 1935 por Gutenberg e Richter - e que ficaria conhecida pelo nome de escala de Richter - um sismo de grau 2 é o mínimo que uma pessoa pode sentir (um ligeiro tremor). Os danos em prédios acontecem acima dos 6. Os maiores sismos registados até hoje tiveram uma magnitude de 8,9.Para cobrir o enorme leque de magnitudes dos sismos, a escala de Richter é logarítmica - cada unidade representa um aumento de dez vezes da amplitude das ondas medidas, e aproximadamente um aumento de 30 vezes da energia.

quarta-feira, agosto 23, 2006

Governo e futebol

O Governo vai disponibilizar 1,8 milhões de euros em 2006 e 2007 para a modernização das instalações dos clubes e associações desportivas, mediante aprovação de candidatura prévia. Esta iniciativa anunciada pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, pretende "melhorar de forma clara a qualidade das instalações desportivas, permitindo o aumento do número de praticantes de desporto em Portugal". O Secretário de Estado, referiu ainda que do total dos 1,8 milhões de euros, pelo menos 600 mil serão disponibilizados aos clubes e associações desportivas até ao final deste ano e os restantes 1,2 milhões de euros durante o ano de 2007.
Agora vamos esperar que não sejam os gandes a adquirir a parte grande do bolo, porque como já se sabe é sempre a mesma coisa neste país!

sexta-feira, agosto 11, 2006

Francis Obikwelu

Francis Obikwelu e a missão no Europeu de Gotemburgo está terminada e o êxito a ela associada está bem patente. A medalha de ouro nos 200 metros com um novo recorde de Portugal a 20,01s (o anterior já era seu com 20,12s), ontem alcançado no quarto dia consecutivo que desceu à pista do Estádio do Ullevi, juntando-lhe o ouro nos 100 metros com o respectivo recorde dos campeonatos, conferem ao luso-nigeriano a figura principal da 19ª edição do Campeonato da Europa no que toca ao sector da velocidade. Igualou uma das referências europeias da modalidade dos anos 80, o italiano Pietro Menea, que em 1978 também ganhou os 100 e os 200.
Ontem, mais do que favorito, Francis pretendia não só o lugar mais alto do pódio, como coroar a sua participação com um novo recorde nacional. Fê-lo sem pestanejar. O Estádio puxava pela nova coqueluxe sueca – Johan Wissman que ganhou a prata –, mas foi o português a melhor aproveitar o eco das palmas para fazer uma corrida com uma cadência impressionante, tendo em conta todo o esforço desenvolvido nas fases anteriores quer dos 100 m quer dos 200 m. Mesmo assim, fez o segundo tempo de sempre na sua carreira. Melhor só a marca, de 19,84s, que ele fez 1997. Mas já não corria tão rápido no duplo hectómetro desde 2000. O pódio foi preenchido pelo atleta da casa Wissman, com 20,38s, e pelo britânico Marlon Devonish, com 20,54s.
Este homem parece que ia de moto, antes de cortar a meta ainda teve tempo de olhar para trás a ver onde paravam os seus adversários. A par de Deco é uma das grandes contratações que levam o nome de Portugal bem longe.

quarta-feira, agosto 02, 2006

Ayatollah a pensar...

O guia espiritual do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, apelou hoje à resistência dos muçulmanos contra o lobo selvagem sionista e as agressões do grande satã, referindo-se a Israel e aos Estados Unidos.
Antes não havia televisões...agora já vêm demasiados desenhos animados! Isto há com cada uma.