quarta-feira, outubro 05, 2005

Endividamento em Portugal

Como é que é possível gastar tanto dinheiro!
Venham os fiscais...

7 comentários:

Salvador disse...

não és tu que defendes a intervenção do Estado em tudo e mais alguma coisa?

O que é que achas que "intervenção significa"? Achas que é à borla?

Bruno800 disse...

Defenda intervenções que sejam boas para todos...não defendo corrupção! Portugal é um país de terceiro mundo no que respeita ao poder estatal.

Anónimo disse...

Olha um bom emprego. Não devem faltar trabalho. Cobrador de dívidas do estado.

Salvador disse...

qualquer intervenção do Estado custa dinheiro. Quanto mais o Estado interfere mais dinheiro gasta. A dívida a que te referes não se deve a corrupção, deve-se a uma excessiva interferência do Estado na economia.

Eu quero que me expliques o que é boa intervenção do Estado ou intervenções boas para todos. Mas por algum caso alguma vez alguém defendeu má intervenção do Estado? Isto prova que essa adjectivação é fruto de uma visão ingénua sobre os assuntos do Estado.

É muito lindo falar de despesa pública, mas não se pode defender ao mesmo tempo intervenção estatal e menos despesa pública. Não é sério.

Bruno800 disse...

então queres dizer, que todo o dinheiro que o Estado gasta é bem gasto! xiça.
Por exemplo, é gasto demasiado dinheiro com eleições....e mais, há gente que fica com algum para proveito próprio (corruptos).
Outro, o exemplo de Felgueiras, Marco de Canavezes e Gondomar, são exemplos de roubos de igreja.
Há gastos, que podem ser evitados...
Fiscais, faltam é fiscais...

Salvador disse...

"então queres dizer, que todo o dinheiro que o Estado gasta é bem gasto"

é piada? ou ironia?

Salvador disse...

o que tu nunca consegues explicar é o que é "boa interveção do estado" que é o mesmo que dizer "dinheiro bem gasto".

Essa diferenciação "bom" e "mau" mostra que analisas a questão de um ponto de vista ingénuo. Porquê? Porque todos os políticos querem gastar o dinheiro bem, ninguém quer gastar o dinheiro mal. O que acontece é que um sistema estatal nunca é tão eficiente como um sistema privado e o desperdício ocorre INEVITAVELMENTE.

Os cortes que tu defendes são amendoins (eleições). Por ti o Estado gastaria muito mais dinheiro. E se achas que o problema é a corrupção, então não sabes do que estás a falar. A corrupção existe sempre nos sistemas públicos, e cresce em proporcionalidade conforme o tamanho do orçamento estatal.

Mas o teu post não tem nada que ver com o dinheiro desviado pela corrupção, tem uma explicação mais simples: Estado a mais.