quarta-feira, dezembro 14, 2005

Longe vão os tempos em que à passagem pela casa de partida se recebia dois contos. E que bem que eles sabiam, sobretudo se tivéssemos tido o azar de cair na Rua Augusta, ou, pior, no Rossio com hotel.
Ao fim de 70 anos de vida, o velhinho Monopólio, ou Monopoly como é correcto dizer-se agora, alcançou a idade do renascimento. Se a versão standard procura manter-se mais ou menos a mesma (a maior diferença encontra-se nos valores em jogo), já a edição comemorativa do 70º aniversário é um verdadeiro salto para o século XXI e para o mundo da alta finança.
Denominado Monopoly o renascer de um clássico, a edição lançada este ano pela Hasbro, não tem notas, mas sim cartões de crédito e débito que são utilizados num terminal electrónico que funciona a pilhas, o chamado Monopoly Visa, em tudo idêntico aos usados nas lojas para pagamento com cartão multibanco ou de crédito. No início do jogo é dado um cartão a cada jogador com, nem mais, nem menos do que...15 milhões de euros. No entanto, eles são bem necessários. É que os terrenos podem custar entre 600 mil e 4 milhões de euros. Felizmente que à passagem pela casa da partida recebe-se uns chorudos 2 milhões de euros.
Tratando-se de uma edição comemorativa, a Hasbro resolveu substituir as tradicionais ruas por todas as capitais de distrito do nosso país, incluindo Açores e Madeira. Só mesmo o Porto e Lisboa têm direito a duas casas cada. Cada terreno é ilustrado com uma fotografia/postal da cidade em causa, seja o Templo de Diana (Évora) ou o Bom Jesus (Braga).
No que respeita à construção, as tradicionais casinhas verdes foram substituídas por blocos de andares de apartamentos que encaixam uns nos outros constituindo, assim, arranha-céus. Os hotéis continuam a existir mas com um novo design.
As velhinhas estações de caminhos-de-ferro dão agora lugar aos quatro principais aeroportos de Portugal, enquanto as casas relativas à Electricidade e Água foram substituídas pela Internet e Telemóveis. Os impostos de luxo e de capitais foram transformados em IVA e IRS, o ideal para manter os pés bem assentes no chão. As regras, essas, mantêm-se iguais, ou seja, convém continuar afastado da cadeia e procurar cair na casa do estacionamento livre.
Jornal de Noticias - 13 de Dezembro de 2005
Quem joga?

1 comentário:

Anónimo disse...

ola

posso t faxer uma pergunta???

sabes se esse monopoly ha a venda em portugal????

é k eu tive impressao te ter estado com um desses na mao mas na altura nao liguei e agora quero muito mas nao consigo encontrar na internet paginas portuguesas.

aguardo resposta