Pois é, as coisas nem sempre são o que parecem ser e uma coisa é certa, a invasão da china vai-nos sair bem caro, (aliás, já nos está a sair) mas não apenas em termos económicos, também em termos ambientais.
A china está à conquista do mundo, (até aqui tudo bem) mas não pode prejudicar tudo e todos, (incluindo a si própria) com aumento populacional desordenado, escassez de recursos, poluição do meio ambiente do planeta terra, etc...
Pan Yue, do Ministério do Meio-Ambiente, diz-nos em entrevista a Der Spiegel, reproduzida pelo site openDemocracy, que o milagre chinês acabara em breve, já que, "a chuva ácida cai sobre um terço do território chinês, metade das águas de nossos sete maiores rios está completamente inutilizável, enquanto um quarto da nossa população não possui acesso a água potável. Um terço da população urbana respira ar poluído, e menos de 20% do lixo produzido nas cidades é tratado e processado de forma ambientalmente sustentável. Finalmente, cinco das dez cidades mais poluídas do planeta ficam na China".
Como é possivel algumas pessoas serem tão liberais ao ponto de não quererem impôr barreiras aos chineses!! Eles não cumprem as regras, e dizem que são melhores que os concorrentes (países)...assim também eu!!
Em Portugal (e na Europa) é obrigatório ás empresas adoptar medidas para não poluir ar, rios e terras, mas na china parece que vale tudo...o objectivo só é vender.
Concorrência é boa e saudável, mas em situações de iguladade!!!
Não interessa só o negocio Srs capitalistas, o desenvolvimento tem que ser sustentável.