domingo, junho 05, 2005

Responsabilidade Social das Empresas

Este é um tema em que muito se fala, mas por vezes parece que não é bem entendido, talvez por se confundir com beneficiência!! Quem disse que esta aposta na responsabilidade social vai diminuir os lucros das empresas??? PURO ENGANO.
É um facto, que as condutas e práticas sociais geram resultados no médio/longo prazo, (quem sabe também no curto prazo) e provocam a valorização e sustentabilidade das empresas. Os produtos e serviços da empresa vão sair mais valorizados, assim como a sua imagem.
As empresas que conseguirem equilibrar (através da gestão de topo) as politicas de responsabilidade social, com os seus objectivos de estratégia, (tendo em atenção os interesses dos stakeholders) serão aquelas que irão obter maior vantagem competitiva. Assim sendo todos ganham, a sociedade e as partes interessadas (stakeholders). Também é necessário que os gestores tenham um comportamento ético (boas práticas).
Hoje em dia não se olha apenas para o interior da empresa, (isso foi à muitos anos atrás) mas também para o seu exterior, porque é lá que está o nosso objectivo, os clientes.
“Uma mudança voluntária na forma de gerir as empresas...para um mundo melhor” e mais justo.

5 comentários:

Salvador disse...

estás a confundir "responsabilidade social" com marketing.

a chamada "responsabilidade social" é o que a esquerda chama à possibilidade de obrigar as empresas a contribuir para despesas com as quais não têm nada a ver.

Uma empresa cumpre a sua função apresentando o seu produto com a melhor qualidade/preço possível. O consumidor compra ou não.

Se a empresa achar que é benéfico investir na sociedade tanto melhor, se ela achar que não o deve fazer que a deverá obrigar?

Porque é que toda a gente quer tirar mais dinheiro a quem trabalha mais? E depois falam em ética? Qual é a ética que existe em pôr uns a pagar mais para outros poderem continuar a não fazer nada?

Bruno800 disse...

Paulo pensa, neste tempo os negócios são a uma escala global, assim, as organizações devem considerar os impactos sociais e éticos das suas politicas e actividades. Preocupações como, trabalho infabtil, trabalho forçados, tipos de discriminações não contam?
A "tua empresa" não ficaria melhor e mais bem vista se promovesse a resolução destes problemas?
O marketing vem por acréscimo.

Salvador disse...

Bruno, eu quando não tou a dormir normalmente estou sempre a pensar ;)

eu se tivesse uma empresa esforçar-me-ia por promovê-la na sociedade em que ela se inserwe. Mas isso é marketing. eu não me sentiria obrigado a tratar dos problemas dos outros. E tu cahas que podia chegar um governo e dizer:

" a sua empresa está a ter muito sucesso enquanto o país tem muita gente a morrer de fome, por isso vamos sobrecarrgá-lo com um imposto chamado "responsabilidade social das emprtesas" para podermos dar de comer aos pobres e etc."

Isto é o que a esquerda apelida de responsabilidade social das empresas. Achas bem?

Eu chamo-lhe inveja: assim que vêm um caso de sucesso querem aproveitar-se dele.

Achas que isto estimula a iniciativa empresarial?

E, de resto, o que para ti é ético para mim pode não ser. Nós não nos regulamos por ética nem por moral, mas por leis.

Bruno800 disse...

Cada vez a ética é mais importante (todas as profissões, ou quase já têm um codigo de ética - bons costumes!)

Só te dou dois exeplos de responsabilidade social e marketing, together:
- Swatch
- Delta cafés (em Timor)

Vai ver se os resultados das empresas não melhoraram...

Essa responsabilidade social que estás a falar, desconheço.

Salvador disse...

essa "responsabilidade social de que estou a falar" era aquela que tu devias conhecer porque esse termo é da esquerda e foi ela que o criou com o objectivo que te estou a explicar...


O resto é conversa... para mim é eticamente reprovável o Estado ter um défice nas contas públicas, mas há muita gente que acha que não.

O que para mim é ético para ti pode não ser.