domingo, junho 05, 2005

Milagre Chinês ou o erro Chinês???

Pois é, as coisas nem sempre são o que parecem ser e uma coisa é certa, a invasão da china vai-nos sair bem caro, (aliás, já nos está a sair) mas não apenas em termos económicos, também em termos ambientais.
A china está à conquista do mundo, (até aqui tudo bem) mas não pode prejudicar tudo e todos, (incluindo a si própria) com aumento populacional desordenado, escassez de recursos, poluição do meio ambiente do planeta terra, etc...
Pan Yue, do Ministério do Meio-Ambiente, diz-nos em entrevista a Der Spiegel, reproduzida pelo site openDemocracy, que o milagre chinês acabara em breve, já que, "a chuva ácida cai sobre um terço do território chinês, metade das águas de nossos sete maiores rios está completamente inutilizável, enquanto um quarto da nossa população não possui acesso a água potável. Um terço da população urbana respira ar poluído, e menos de 20% do lixo produzido nas cidades é tratado e processado de forma ambientalmente sustentável. Finalmente, cinco das dez cidades mais poluídas do planeta ficam na China".
Como é possivel algumas pessoas serem tão liberais ao ponto de não quererem impôr barreiras aos chineses!! Eles não cumprem as regras, e dizem que são melhores que os concorrentes (países)...assim também eu!!
Em Portugal (e na Europa) é obrigatório ás empresas adoptar medidas para não poluir ar, rios e terras, mas na china parece que vale tudo...o objectivo só é vender.
Concorrência é boa e saudável, mas em situações de iguladade!!!
Não interessa só o negocio Srs capitalistas, o desenvolvimento tem que ser sustentável.

13 comentários:

Salvador disse...

Eu sou o auto proposto presidente da associação nacional de pontuação ortográfica e venho deste modo protestar pelo desrespeito que você manifesta pela nossa classe: vou passar a exigir do poder estatal uma multa por cada vez que você usar mais do que um ponto de interrogação por pergunta e mais do que um ponto de admiração por cada exclamação: isso é desnecessário e ilegal!

Salvador disse...

tu gostas mesmo do sensacionalismo, não há volta a dar! mas antes de contestar o que tu dizes neste post eu precisava de ver a entrevista, e tu deverias, sempre que mencionas um site colocar um link, para que eu possa confirmar o que tu dizes! E acho que se vais por este caminho até perco a vontade de te dizer como é que se faz! Essas declarações parecem-me completamente patetas, mas toda a gente tem o direito de dizer coisas estúpidas, mas a questão mais importante deste post é a conclusão que se retiram dessas "supostas declarações"... pelos vistos andas a consultar sites anti-globalização, anti isto e anti aquilo... que retiram conclusões completamente absurdas. Vou refutar essas conclusões e até me abstenho de comentar as declarações do "suposto" ministro chinês do ambiente, mas para já digo apenas que não me admiro muito se um dia deste te apanho no acampamento anual do Bloco de Esquerda, na Festa do Avante, ou com uma t-shirt da Greenpeace ou de qualquer outro movimento anti-globalização...

Salvador disse...

azar: não tenho tempo pa responder às tais declarações, mas quando voltar eu passo por aqui não ficas sem resposta!

é que é muito engraçado dizer que a China não tem direito a desenvolver-se porque isso é estar a não respeitar as regras, isso é muito engraçado: é que tem muita piada ver que quem defende que as empresas deviam andar a dar de comer aos pobres em vez de trabalhar para os lucros também acha que é mais importante impedir as fábricas de deitar fumo do que matar a fome aos pobres.

O que estás a defender é que é mais importante defender o meio ambiente do que o desenvolvimento de um país, e retirar as pessoas da miséria.

E ainda é mais triste ver que achas que a China ao fazer isso não está a cumprir as mesmas regras, quando os países europeus quando se desenvolveram fizeram exactamente o mesmo.

O discurso que reproduzes Bruno já me é, há muito tempo familiar: é o discurso dos radicais de esquerda, populistas e demagógicos. Tens a oportunidade de te demarcar deles, ainda és novo, ainda vais a tempo!

Salvador disse...

esse link não funciona: diz página não acessível.

Mas de qualquer maneira é bom de ver que foste buscar isso a um site brasileiro. Acho muito enraçado o que lá dizem. Quando quero rir vou sempre ler um qualquer site noticioso brasileiro.

Salvador disse...

não encontrei lá nada sobre essa "suposta" entrevista, mas fartei-me de rir ao ler o resto das notícias... Um conselho: brasileiros só para jogar futebol, e mesmo assim só quando não puderes comprar suecos.

Bruno800 disse...

http://noticias.uol.com.br/midiaglo

bal/derspiegel/2005/03/20/ult2682u1

4.jhtm


A Globalização é o ideal, mas em circunstâncias iguais para todos.
Claro que a China tem direito a desenvolver-se, mas não é prejudicando irremediavelmente os outros.
Na europa, não me lembro de cair chuvas ácidas pelo teu autoproclamado direito ao desenvolvimento, mas muito pouco sustentável!
EQUILIBRIO, senão cais!

Salvador disse...

"Claro que a China tem direito a desenvolver-se, mas não é prejudicando irremediavelmente os outros"

tens provas disso?

Salvador disse...

"Na europa, não me lembro de cair chuvas ácidas "

Não houve continente que produzisse mais poluição do que a Europa. Ou já te esqueceste que foi cá que se deu a 1ª revolução industrial, cujos combustivéis eram muito mais poluentes que os actuais?

Salvador disse...

"pelo teu autoproclamado direito ao desenvolvimento"

Estás a brincar comigo? Estás a ironizar quanto ao facto de um povo ter direito a desenvolver-se? A não morrer à fome, a melhorar o seu nível de vida?

Bruno800 disse...

Então tu preferes o direito ao desenvolvimento, ao direito a respirar...não me lixes.

Quer dizer, o homem vai à lua (e quer ir a Marte), mas não consegue diminuir a poluição, em deterimento das vendas e do lucro...


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (para ti isto não interessa, ou não sabes o que é?)

Salvador disse...

não sei o que é, mas tu de certeza que me vais explicar...

se me arranjares uma prova que o desenvolvimento da China nos vai impedir de respirar eu deixo de respirar para que tu fiques com o meu oxigénio...

quem tem uma certa dificuldade de entendimento parece que és tu:

- chuvas ácidas e faltas de óxigénio (não vejo relação)

- além disse remetes-me um argumento apocalíptico... OH PLEASE!

- (é detrimento)

Salvador disse...

já agora: achas que na China preferem morrer à fome ou dar razão a ambientalistas histéricos que andam a dizer à 50 anos que o mundo vai acabar dentro de 10 anos, e assim impedir o seu desenvolvimento?

Informa-te um bocadinho!

ou então inscreve-te no acampamento do bloco de esquerda (é até ao final deste mês)

Anónimo disse...

Epa só uma pessoa a fazer um monólogo e ainda parece que defende a invasão chinesa. Isto não é uma questão de raça, é mais de educação. Os chineses, os africanos e os americanos padeçem do mesmo mal(não todos). Muita falta de civismo.