terça-feira, agosto 23, 2005

Inferno de 22 de Agosto de 2005

O fogo chegou, fez estragos em algumas casas e levou todo o verde que rodeava Almalaguês. Era ver as pessoas a correr, lágrimas a cair, fumo no ar, bombeiros a fazer o que podiam...
Na noite do dia 21 conseguiamos observar as chamas muito longe, (nas localidades de Vale do Açor, Poiares) nunca prevendo que pudessem chegar até nós...pelo menos tão rápido!
No dia 22, já havia outro fogo, (localidade de Monte de Bera) precisamente do lado contrário onde se encontrava o primeiro. Com tudo isto, toda a freguesia de Almalaguês estava em perigo e poucos momentos passou até estar a arder.
Agora sim, compreendo que os bombeiros apenas podem e conseguem proteger as casas, vi a velocidade das chamas e o ruído de uma mata a arder...pensei que o inferno tivesse chegado...com a agravante de não existir água para combater as chamas que se encontravam em cima de nós.
Numa mata cheia de pinheiros e eucaliptos (além do mato e vegetação), é impossível controlar chamas descontroladas e que podem virar para qualquer sitio a qualquer instante, dependendo do vento do momento.
Dia 23, o fogo passou, deixou as cinzas em todo o lado, um intenso cheiro a queimado, a tristeza de Almalaguês e de quem a conhecia...
Neste momento o fogo já deve estar perto de Miranda do Corvo, já que muitos bombeiros se deslocam para lá, além do ruido dos aviões e helicópteros a circularem por cima das nossas cabeças.
Agora é tempo de "curar as feridas" e esperar por melhores dias...

1 comentário:

Anónimo disse...

É triste realmente. E a história continua, porque nada ainda começou a ser feito para que no próximo ano isto não aconteça. Isto se sobrou alguma coisa este ano.